![]() |
| Foto: Kid Junior/SVM |
O Ceará entra na reta final do Campeonato Brasileiro dependendo apenas de si para confirmar a permanência na elite. Na 14ª colocação, com 42 pontos, o Vozão precisa de uma vitória nas três rodadas finais para atingir a pontuação mínima que elimina qualquer risco de rebaixamento.
A chance de garantir a permanência já neste sábado (29) é real. O Alvinegro enfrenta o Cruzeiro, às 21h, no Castelão, pela 36ª rodada, e uma combinação favorável de resultados pode selar matematicamente a tranquilidade do clube.
Para que isso aconteça, o cenário é claro: além de vencer, o Ceará precisa que dois dos três adversários diretos tropecem – Vitória, Santos ou Fortaleza. Esses resultados precisam deixar as equipes sem chance de ultrapassar o Vozão, mesmo que o Alvinegro não pontue mais depois da 36ª rodada.
Há, inclusive, rivais que já não representam ameaça. O Juventude, no máximo, chega a 42 pontos, e o Sport, com apenas 17, já está rebaixado. Assim, a disputa envolve apenas Vitória, Santos e Fortaleza.
Os confrontos que interessam ao Alvinegro são:
-
Vitória x Mirassol – dia 28, às 21h30 (resultado esperado: derrota do Vitória)
-
Santos x Sport – dia 28, às 21h30 (resultado esperado: empate)
-
Fortaleza x Atlético-MG – dia 30, às 18h30 (resultado esperado: empate)
Se o Ceará vencer o Cruzeiro, chegará aos 45 pontos e 12 vitórias, número suficiente para superar Vitória e Santos mesmo que ambos vençam as duas rodadas seguintes — nesses cenários, as equipes igualariam a pontuação do Ceará, mas ficariam atrás no critério de vitórias.
O raciocínio é semelhante para o Fortaleza. Se o Tricolor empatar com o Atlético-MG, alcançará 38 pontos e, mesmo triunfando nos dois jogos restantes, só chegaria a 44, um ponto a menos que o clube alvinegro já teria somado.
Com isso, o Vozão inicia o sábado com a conta definida: vencer e torcer por dois tropeços. Caso tudo se encaixe, a nação alvinegra poderá comemorar, com antecedência, mais um ano na Série A.
*Com informações do Diário do Nordeste

